Maio - 2021

Posts Ordinários

Publicado em:  May 16, 2021 utc
 

Fala galerínea, vamos pra mais uma atualização do que rolou no mercado desde a última divulgação do IPCA.

Ações

Resultado Ações

Resultado Ações

Carteira de ações com um desempenho muito bom no mês, no positivo e superando o IBOV. Mesmo com o governo do Paraná querendo jogar água no chopp, a METISA veio com tudo e deu uma esticada incrível de 30%.

Apesar de ter reportado bons números no 1T21, eu nao encontrei um motivo específico que justificasse um aumento assim tão grande no valor da empresa. De qualquer maneira, já diz o ditado: eu não quero saber se o pato é macho, eu quero é ovo…

A MTSA4 acabou “apagando” outros ótimos desempenhos, como da PSSA3 e, mais uma vez, a VALE3.

No geral, as empresas estão na primeira temporada de divulgação dos dados contábeis de 2021 e muitas delas vêem anunciando bons números, apesar da escalada cada vez mais incerta da pandemia no Brasil.

No período, CMIG4, BRSR6, CPLE6 e MTSA4 pagaram dividendos/JSCP.

FIIs

Resultado FIIs

Resultado FIIs

Aqui a coisa vai indo de mal a pior. Quando o IFIX sobe, a gente sobe menos, quando cai, a gente cai mais. Procurei um motivo para a queda da RECT11 e também não encontrei.

Até agora, a seleção que fiz em fevereiro para os FIIs vem mostrando um desempenho muito ruim e um aumento de risco em relação IFIX. Então a manutenção dessa carteira pode inclusive ser reavaliada.

Na minha visão, apesar de ser uma tarefa muito dificil bater índices amplos como o IFIX, não faz muito sentido o investimento individual se a gente não consegue performar o índice, uma vez que sempre há a possibilidade de comprar fundos passivos que acompanham a variação dos mesmos e, com isso, gastamos muito menos energia (tempo e esforço) para termos resultados melhores.

Quem acompanha sabe que eu já vinha há um tempo insatisfeito com essa minha carteira, já que nunca consegui descolar do indice e, agora que estou enfim descolando, ele descola para pior, frustante na real…

Por enquanto vou continuar acompanhando, mas já estou cogitando uma interrupção nessa carteira (lembrando que esse “filho” tem mais de três anos de idade e uma decisão dessas não seria só um piti). Talvez um pouco mais de estudo e uma definição melhor sobre a pandemia ajudem a pensar numa maneira melhor de selecionar os papéis.

Alocação Renda Fixa/Variável

Resultado Alocação

Resultado Alocação

Nas carteira com alocação entre renda fixa e variável, onde tem ações foi bem, onde tem FIIs foi mal.

Mais uma vez houve juro real negativo, mas o CDI começou a mostrar uma “recuperação” depois do aumento da SELIC promovido pelo BACEN nos últimos dois encontros do COPOM. O dólar também começou a recuar, apesar da piora fiscal do país, ou seja, parece que a caixa de ferramentas do BACEN ainda funciona…

Índice de Sharpe

Índice de Sharpe

Esse é um gráfico que gosto bastante e é uma das maneiras de se visualizar o risco-retorno, e mostra exatamente que, dentro do meu histórico (que hoje já tem mais de três anos com acompanhamento sistemático), a carteira de ações tem o melhor risco retorno, inclusive melhor que o IBOV, mas que a carteira de FIIs está bem abaixo e pior que o IFIX.

Próximo Mês

Próximo Mês

Próximo Mês

Para o próximo mês teremos modificações. Sai BBAS3 e entra PCAR3.

A saída do Banco do Brasil da carteira não acontece da maneira que se espera, mas é importante manter a estratégia quem vem agregando valor até aqui.

Pra mim é sempre um exercício muito dificil tomar essa decisão, mas ao mesmo tempo é importante organizar o pensamento e não deixar que a coisa se torne apenas uma torcida ou uma tentativa de provar para mim mesmo que eu não estava errado. E é justamente isso uma das coisas que corrói qualquer tentativa de investimento em renda variável.

Histórico BBAS3

Histórico BBAS3

Então, registramos a segunda temporada do BBAS3 na carteira com uma curva bem pior que a primeira e atualizamos a lista de vendas de ações.

Histórico Vendas Ações

Histórico Vendas Ações

E sobre a entrada do Pão de Açúcar, depois que houve a separação na bolsa entre o Pão de Açúcar e a atacadista Assaí, a cotação da PCAR3 caiu demais e, apesar de parcial recuperação, ainda está bem abaixo do que era há alguns meses, o que fez com que seus múltiplos entrassem na concorrência para a minha carteira.

Outro ponto que vejo como positivo com a entrada da PCAR3 é uma diversificação maior de setores na carteira e uma diminuição do número de estatais. Esses dois pontos acabam contribuindo teoricamente para um balanço melhor de risco na carteira, mas só a prática vai mostrar.

Até o mês que vem, todo mundo agora comprando no pão de açucar e no extra hein!!! hehehe, abraço…

Próximo: Junho - 2021

Anterior: Abril - 2021