Dezembro - 2021

Posts Ordinários

Publicado em:  December 10, 2021 utc
 

Opa, hoje vou tentar fazer um postzinho rápido e retroativo ao dia 10/12/2021, como ainda não tivemos o primeiro dia útil de 2022 eu acho que vale né?

Ações

Resultado Ações

Resultado Ações

Mês de alta forte da bolsa e da carteira, puxada principalmente pelas empresas ligadas ao minério de ferro, Vale e Gerdau. Apesar de ainda estarem longe de patamares alcançados recentemente, foi um mês com algum respiro no valor de face dos papéis, que mesmo assim continuam “baratos”.

Mercado parecendo em compasso de espera para o que nos aguarda em 2022, infelizmente são tempos de muitas incertezas e dúvidas em relação ao futuro.

Quanto aos dividendos, no período apenas a Metisa e o Bradesco pagaram, a Metisa com R$0,44 por ação e o Bradesco com seu dividendendo mensal comum de R$0,02 por ação.

FIIs

Resultado FIIs

Resultado FIIs

O mês mostrou um alívio até para os FIIs de tijolo, que tiveram seu primeiro mês de valorização expressiva desde Janeiro de 2021. Isso mesmo, durante todo 2021 os FIIs só caíram.

Infelizmente, apesar desse resultado de agora, não acredito que esse caminho esteja se invertendo, uma vez que inflação e juros provavelmente seguirão em alta ao longo de 2022.

Alocação Renda Fixa/Variável

Resultado Alocação

Resultado Alocação

Com o resultado positivo das duas carteiras de renda variável, a alocação também teve seu primeiro resultado positivo em meses, desde Junho para ser mais exato.

Inclusive um resultado maior que o da inflação, que vinha ganhando de todo mundo nos últimos meses.

Próximo Mês

Próximo Mês

Próximo Mês

Por aqui, mais um mês onde nada mudamos.

Inclusive pensando em mudanças, já que uso esse blog praticamente como um “mesário” relacionado aos meus investimentos, estou pensando em modificar algumas coisas para 2022.

Uma será a extinção da carteira de FIIs, depois de um longo período de acompanhamento que incluíram uma fase boa e uma ruim do mercado, realmente não me sinto apto a fazer uma seleção legal dos papéis e vou parar de selecionar, investir e acompanhar como faço com as ações hoje.

Outra será a periodicidade dos posts, desde o inicio eu vinculei meus posts à divulgação do IPCA, mais como uma maneira de me forçar a rever minha carteira com um marco fixo e que independesse de como está andando o mercado. Para 2022 ainda pretendo manter esse mecanismo de marco fixo, mas agora vou vincular às temporadas de divulgação dos resultados das empresas, com isso, pretendo fazer meus posts e rever minha carteira trimestralmente, após as temporadas de resultados das empresas brasileiras.

Com isso, tradicionalmente (não é uma regra!) os posts devem ser em Março, Junho, Setembro e Dezembro.

PS. Lembrando que todos os gráficos apresentados aqui podem ser melhor visualizados clicando no link “GRÁFICOS” na barra acima.

Anterior: Novembro - 2021